Livro “Resgate Vertical” 2ª edição – compensa comprar? Veja nosso review

Livro “Resgate Vertical” 2ª edição – compensa comprar? Veja nosso review

Livro "Resgate Vertical" 2ª edição
Altura, Blog,

Livro “Resgate Vertical” 2ª edição – compensa comprar? Veja nosso review

       Livros! Ahh livros! Sendo um apaixonado descontrolado por leitura e ainda mais por atividades de resgate e salvamento, dá pra se ter uma idéia de como “devorei” as duas edições do livro Resgate Vertical. Tanto profissionais de emergência e salvamento quanto os da área de segurança do trabalho e esportes encontrarão ricas informações nas páginas recheadas de ilustrações e fotos. Mas antes de falar propriamente do livro, vamos falar um pouco sobre quem arquitetou tudo isso.

 

Conhecendo o autor 

 

 

Cap CBMPR Eduardo Slomp Aguiar

Capitão Eduardo José Slomp Aguiar – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná

 

      Oficial do Corpo de Bombeiros do Paraná desde 1998, tornou-se especialista em Resgate Vertical atuando tanto no atendimento operacional como em instruções e treinamentos. É especialista em resgate em altura e espaços confinados pela CMC Rescue School – escola americana que é uma das maiores autoridades no mundo nesse assunto. Recentemente esteve na Espanha, onde passou dez meses realizando um mestrado em engenharia de incêndio e proteção civil pela Universitat Politécnica de Catalunyaresultando em um importante estudo com o tema “Espaços Confinados: Comparativo entre Normas Européias e Americanas”. Também esteve na Alemanha, realizando um workshop ministrado pela RopeLab (Instituto que desenvolve estudos sobre física aplicada ao Resgate Vertical), e desde então, contribui na tradução de alguns artigos para o Português. Já formou cerca de mil alunos, entre cursos de especialização, Força Nacional de Segurança Pública e congressos nacionais e internacionais. Portanto caro internauta, a proficiência técnica torna-se indiscutível aqui.

 

 

Livro Resgate Vertical 1ª edição 

 

       A idéia de escrever um livro com conteúdo técnico voltado para profissionais da área de verticalidade (especificamente bombeiros) se mostrou um grande desafio. O autor sentiu essa necessidade quando desenvolvia os cursos de salvamento no 4º Grupamento de Bombeiros, em Cascavel, onde trabalhava na época. Durante esse período notou-se que algumas técnicas poderiam ser melhoradas com informações atualizadas e maior margem de segurança. Após meses de intensa pesquisa e estudo de literaturas especializadas (a maioria internacional), surgiu uma apostila – o embrião do “Resgate Vertical”  – e na sequência o planejamento e estruturação do livro, tratando desses assuntos de forma mais didática e detalhada. Nos momentos raros de folga entre o serviço de bombeiro e a faculdade de Direito, as primeiras páginas começavam a surgir; sete anos depois sairia do forno a primeira edição, com 2000 exemplares.

 

 

Livro Resgate Vertical 1ª Edição

1ª Edição: novidade para bombeiros e profissionais de emergência

 

 

       No Brasil foi uma grande novidade, não só pela forma didática que o assunto (geralmente técnico e sistemático), foi tratado, mas também pelas ilustrações, e claro – foi o primeiro livro Brasileiro publicado especificamente para profissionais de resgate e salvamento. Rapidamente isso se expandiu para fora do território nacional. Hoje, ele divide espaço com outros importantes títulos nas prateleiras da “Libreria Desvível” – livraria mais antiga da Espanha, inaugurada em 1898 – especializada em literatura de montanha, escalada, espeleologia, turismo e demais temas relacionados a uma vida feliz fora do sofá e da alienação mental que a mídia convencional e fútil insiste em fazer descer goela abaixo.

 

 

 E o Resgate Vertical 2ª edição?

 

       Sim caro internauta… a segunda edição conseguiu superar a primeira. Nas palavras do próprio autor: “Não se ensina a resgatar vendo vídeos no Youtube…” – mas vídeos associados ao conteúdo revisado e atualizado da segunda edição estão fazendo toda a diferença, tornando a compreensão das técnicas (de nível básico a avançado) mais didáticas e claras. O uso de QR Codes foi realmente uma grande sacada. Basta ter um celular para acessar os vídeos em qualquer hora ou lugar. Inspirado em um dos mais conceituados manuais de resgate veicular do mundo – “Técnicas de Desencarceramento de Veículos” de Ian Dunbar  – o Resgate Vertical 2ª edição aproveitou esse gancho incorporando essa valiosa ferramenta digital em suas páginas. Isso torna os estudos menos cansativos e acaba direcionando o leitor a outros locais onde é possível encontrar mais informações, como a página Oficial do “Resgate Vertical” no Facebook.

 

Livro Resgate Vertical 2ª Edição

2ª Edição: revisão de todo o conteúdo e uso de QR Codes para direcionamento ao canal de vídeos no Youtube

 

       A edição atual trouxe atualizações em praticamente todos os capítulos e ganhou outros dois novos: Resgate em Silos e Consciência Situacional. Os procedimentos relacionados aos silos aparecem na primeira edição, mas foram atualizados com mais informações, tendo em vista o cenário típico de um resgate como esse: espaço confinado, vítima engolfada, acesso restrito e todos os riscos e dificuldades que uma equipe de resgate enfrenta durante um atendimento desse tipo. O capítulo “Consciência Situacional” traz ao leitor a importância de “estar realmente na ocorrência” – ou seja, fazer uso de todo o potencial de sua mente, captando através dos sentidos todas as informações que contribuirão para uma resposta operacional dentro de níveis aceitáveis de excelência. Essa questão vem de encontro com algumas situações indesejáveis que alguns resgatistas experientes já sentiram na própria pele: a mudança brusca de todo o cenário da emergência devido a riscos que surgiram inesperadamente. Dentro desse contexto, a famosa “visão de túnel” (olhar centralizado em um único ponto da emergência) pode resultar em julgamentos parcialmente eficientes; em contrapartida a “visão ampla”, que deve levar em conta todas as zonas e fases da emergência, garante um equilíbrio perfeito entre TEMPO X EFICÁCIA X SEGURANÇA – e só se consegue isso com todos os envolvidos bem treinados e conscientes do que estão fazendo.

Vídeo 15.1 – Resgate em Face Vertical (disponível no canal Resgate Vertical do Youtube)

 

       No mais, o feliz leitor que adquirir esse livro receberá um pôster com a ilustração de alguns nós (se colocado em uma moldura poderá decorar sua sala!) e um manual de bolso, com o resumo ilustrado de todas as técnicas que aparecem no livro, sendo de fácil acesso, consulta e acondicionamento.

MIMIMI

– Mas se eu levar esse manual no bolso não vai molhar e estragar?

 

       O Manual de Bolso é resistente a água. Portanto, nem se preocupe com a possibilidade de estragá-lo. Ter esse manual de bolso em sua farda pode ser um grande aliado quando surgirem dúvidas durante o atendimento da emergência. Basta olhar as ilustrações que tudo se tornará claro.

 

 

Pente-Fino – Resgate Vertical 2ª edição

 

Pente-Fino Resgate Vertical

Kit “Resgate Vertical” 2ª Edição

 

Aprender, Praticar e Salvar

As palavras acima encerram a “alma” dos objetivos do livro:

– Aprendizado: o profissional de salvamento sabe que sua busca por conhecimento nunca terá fim, portanto deverá se reinventar sempre, superando obstáculos pessoais através da…

– Prática: A segurança para tomada de decisões e pleno domínio das variadas técnicas e equipamentos que existem no universo do resgate vertical estão subordinados ao ponto onde seu último treinamento prático chegou. Trata-se de um mundo que não tolera “achismos”, portanto treinamentos regulares com certo nível de complexidade devem fazer parte do programa de treinamentos de uma boa equipe de salvamento, que ficará apta para…

– Salvar: O momento onde o aprendizado e a prática anunciam de forma clara o nível de adestramento do resgatista. É durante o salvamento que possíveis falhas que não foram corrigidas nos passos anteriores mostrarão seu potencial destrutivo. Se a mente e o corpo estiverem harmonizados com os procedimentos, não se espera nada menos que a excelência.

 

Degustação

Que tal dar uma espiada? Acesse os link´s abaixo e confira o conteúdo:

 

Amostra_resgate_vertical

Resgate Vertical – Sumario e Capitulo Amostra (em PDF) 

 

 

 

Canal Resgate Vertical

Canal de Vídeos Resgate Vertical  no Youtube

 

 

Onde adquirir (lojas virtuais)

– Climb Clean

Associação da Vila Militar do Paraná

Fanpage Oficial 

 

 

 

#FORÇAEHONRA

facebook

Livro “Resgate Vertical” 2ª edição – compensa comprar? Veja nosso review

Geison Matochi

Trabalhando com salvamento desde 2003, atua como instrutor de técnicas verticais e resgate em altura para diversas escolas e instituições. É fundador e editor do blog Salvamento Brasil. contatos: whatts +55 (15) 99143-0679 / gmatochi@gmail.com

Comentários (2)

  1. André Luís Lopes
    18 de outubro de 2017 at 13:59

    Como faço para comprar

  2. Geison Matochi
    Geison Matochi
    13 de novembro de 2017 at 00:30

    Olá! Basta seguir os links no final do artigo! #FORÇAEHONRA

Deixe um Comentário